Outubro Rosa nasceu nos anos 1990 com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A data se tornou um símbolo de cuidado, empatia e força feminina — um lembrete da importancia do aut conhecimento e amor-próprio.
O câncer de mama é o tipo com maior recorrência em mulheres no Brasil e no mundo, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Ainda assim, as chances de cura podem ultrapassar 90% quando identificado nos estágios iniciais. . Por isso, o Outubro Rosa vai muito além de usar o laço cor-de-rosa: é sobre reforçar o hábito de realizar exames periódicos e entender que informação salva vidas.
O autoexame mensal continua sendo um grande aliado na identificação de possíveis nódelos, ainda assim o recomendado é manter um acompanahmento médico para cuidados gerais. A orientação de um especialista irá ajudar na definição da melhor forma de análise de um caso, tendo como principal exame de rastreamento é a mamografia.
Outras formas de cuidado incluem manter uma alimentação equilibrada, reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo. Além disso, é super importante entender as melhores formas de lidar bem com o estresse e cultivar redes de apoio impactam positivamente na saúde física e mental.
A Zexter, a marca que sempre foi rosinha, lembra que mais do que uma campanha anual, o Outubro Rosa é um convite para olhar para si com carinho e lembrar que o cuidado com o corpo é também uma forma de celebrar a vida.💗